quarta-feira, 27 de maio de 2009

Leitores do Guia dos Teatros dão prémio a "Plátonov"

Votação electrónica distinguiu ainda figuras como João Brites ou José Raposo e espectáculos como "De Homem para Homem", com Beatriz Batarda







"Plátonov", de Nuno Cardoso, foi considerada a melhor peça de teatro de 2008 pelos leitores do blogue Guia dos Teatros, que pelo segundo ano organizou uma votação para distinguir personalidades ligadas ao teatro - os prémios foram entregues segunda-feira à noite numa cerimónia no Museu do Teatro, em Lisboa.

A votação electrónica, na qual participaram cerca de 2800 pessoas, destacou João Brites como Melhor Encenador por "Saga - Ópera Extravagante", José Raposo como Melhor Actor pelo seu papel em "Um Violino no Telhado" e Maria João Vicente como Melhor Actriz por "On the Road ou a Hora do Arco-Íris" (peça cujo texto, de Carlos J. Pessoa, foi eleito Melhor Texto Original Português"). O prémio Melhor Espectáculo a Solo foi para Beatriz Batarda por "De Homem para Homem".

Houve ainda prémios para a Melhor Adaptação (João Mota por "Berlim"), Melhor Tradução (Escola de Mulheres por "Diz-me como a Chuva"), Melhor Espectáculo Infantil ("A Estrela", de Filipe La Féria), Melhor Actor num papel Secundário (Tiago Diogo em "West Side Story"), Melhor Actriz num papel Secundário (Rita Durão em "Don Carlos Infante de Espanha), Melhor Elenco Conjunto ("Piratada à Portuguesa" no Teatro Maria Vitória) e Melhor Actor/Actriz Revelação (Cátia Garcia em "West Side Story" e "A Estrela"). O mesmo "West Side Story" foi votado Melhor Musical, e a Melhor Música Original foi a de Luís Tinoco para "Evil Machines". O trabalho de Cristina Reis em "A Floresta" foi considerado Melhor Cenografia, e o de Bernardo Monteiro em "O Mercador de Veneza" Melhores Figurinos.

O blogue dedicado ao teatro atribuiu também prémios à margem da votação do público, distinguindo, nomeadamente, Rui Mendes com o Prémio de Carreira


in Jornal Público



5 comentários:

Astrid disse...

Hummmm parece que superou todas as expectativas!

Beijos, flores e estrelas*****

Unknown disse...

E ainda há mais novidades!!

:)))))

Bjsssssss, do
Helder

Astrid disse...

Helder, meu querido, estou a ver se consigo que o dia de amanhã tenha 72 horas... :) Tenho que cumprir uns prazos... Reza, amigo! Reza! ;)
Beijos, flores e estrelas*****

Astrid disse...

Meu querido Helder,

Concordo contigo em género, número e grau. A Susan Boyle é uma mulher inteligente e com certeza que é super bem aconselhada por um desses mega agentes,que soube e saberá, calcular bem o impacto da participação dela no BGT. Pense em quantas companhias no mundo inteiro que ganharam mercado e óbvio dividendos sendo apenas a 2ª marca na preferência dos consumirdores... Eu acho que vai demorar para surgir outra pessoa com o perfil da Susan no BGT, mas certamente o BGT pode ser resumido por 2 momentos, que marcarão a histórico e percurso do programa: antes da Susan e depois dela. Espero sinceramente que ela não precise da mesma equação na vida dela... :))))

Beijos, flores e estrelas *****
Ah! Como correram os eventos? Depois diz-em alguma coisa, ok?!

Astrid disse...

Meu querido Helder,

Take your time... quando tiveres notícias sei que as vai partilhar. Estive hoje a rever a aquela prenda que me enviaste. E como andam os depoimentos para o outro filme? 9dades? :)))

Beijos, flores e estrelas *****