quinta-feira, 16 de abril de 2009

Morreu o poeta João Maria dos Reis Pereira, irmão de José Régio

João Maria dos Reis Pereira, irmão do poeta e desenhista vilacondense José Régio, morreu ontem, com 86 anos. Autor de um livro de poemas, "Diário", editado em 1953, João Maria dedicou-se também, ao longo da sua vida, ao estudo da história de Vila do Conde.
Colaborou em várias publicações e também jornais como "Jornal de Letras", "Jornal de Vila do Conde", "Estudos Anterianos", "Boletim do Centro de Estudos Regianos" e na revista "Colóquio/Letras".
João Maria dos Reis Pereira também foi correspondente do jornal "O Primeiro de Janeiro", durante 40 anos.
Como desenhista, expôs os seus trabalhos, juntamente com os irmãos, em Vila do Conde e também em Angola e Moçambique.
O presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Mário Almeida, lamentou hoje, em declarações à Lusa, a morte do irmão mais novo de José Régio, sublinhando que se perdeu "uma pessoa encantadora, sempre muito preocupado com os outros".
Mário Almeida realçou ainda que João Maria "ficará para sempre na memória de Vila do Conde", até porque "fazia parte de uma família que marcou o município".
O funeral de João Maria dos Reis Pereira realiza-se sexta-feira, às 17h00, a partir da igreja de S. Francisco, em Vila do Conde.
Fonte: Lusa

1 comentário:

Astrid disse...

Querido Helder,

Deixo aqui uma frase da grande escritora Luísa DaCosta, que eu tive a honra de conhecer pessoalmente e passar um dia todo ao lado dela...
"Tenho necessidade de conversar com os poetas. E se os poetas morrerem, provocarei os mortos, que insistem em repousar na minha estante.".

;)
Abreijos