sexta-feira, 16 de maio de 2008

TEATRO: A Prova

Prova é a história de uma enigmática jovem, Catherine, da sua irmã, de um pai genial e de um jovem professor. Todos eles são peças de um puzzle na procura da verdade por detrás de uma misteriosa prova matemática. Catherine tenta superar a dura provação da morte do seu pai, um matemático famoso que ao tempo da sua morte já sofre de alguns distúrbios mentais. Precisamente quando a jovem começa a manifestar o medo profundo de se vir a tornar como o pai, a irmã mais velha, Claire, regressa a casa para assistir ao funeral do pai.
Hal, um antigo aluno do pai, começa a aparecer lá por casa e descobre um velho caderno de notas que traz à luz do dia, um segredo bem guardado por Catherine. Esta descoberta vai pôr à prova a relação entre as duas irmãs e os sentimentos românticos em crescimento entre Catherine e Hal.
in blog casadasartes
A partir da peça de David Auburn, que foi recentemente adaptada para cinema no filme Proof (Entre o Génio e a Loucura) por John Madden, subiu ao palco da Casa Das Artes a versão portuguesa dessa peça, de seu nome, A Prova.
Uma produção minimalista do grupo de teatro Jangada Teatro (o mesmo grupo que encenou "os filhos do esfolador" de Valter Hugo Mãe) sob encenação de Jorge Pinto.
De facto, quase sem cenário, quase sem jogos de luz e actores visivelmente amadores fazem de A Prova uma das peças mais simples que vi até agora. No entanto, prima sobretudo pelo texto, muito bem escrito e muito bem adaptado, assim como por uma boa interação entre personagens (por vezes não é a melhor, mas lá se vão safando).
Denote-se, principalmente, a encenação da peça, com uma boa concepção de tempo e espaço. A música é agradável mas podia surgir em mais oportunidades, para tirar alguma monotonia.
No final, saímos bastante satisfeitos com o que vimos. Nada de profissional, é certo, mas justifica bem o preço simbólico do bilhete.
Cá esperamos para novas produções!
Mais informação sobre esta e outras produções do grupo Jangada Teatro em http://www.jangadateatro.com

Sem comentários: