domingo, 25 de maio de 2008

CINEMA: 4 luni, 3 saptamani si 2 zile

Quarta-feira, 28 de Maio, pelas 21.30h na Casa das Artes de V. N. Famalicão, há a exibição do filme Romeno 4 luni, 3 saptamani si 2 zile, traduzido como 4 meses, 3 semanas e 2 dias. Um ciclo do cinema da Roménia em colaboração com o cinbeclube de Joane, que também trouxe à mesma sala de espectáculos o filme 12:08 East of Bucharest (12:08 A Este de Bucareste).
Suscitou-me elevado interesse em ver este filme quando assistia ao 2007 European Film Awards. Surpresa das surpresas foi este filme ter ganho o prémio Europeu para melhor filme do ano, para além do realizador Cristian Mungiu ter conquistado o respectivo prémio Europeu de melhor realizador. Para além disto, 4 luni, 3 saptamani si 2 zile (Roménia) conquista outros prémios de renome, em Cannes (Palma d'Ouro), Estocolmo, Hollywood, Los Angeles, Chicago...
Acima de tudo, estamos perante um dos melhores e mais aclamados filmes europeus dos últimos tempos, disso não há duvida! Mas este filme, que se apoia em cenas longas e em ritmos lentos mostra ser muito mais do que aparenta. Sobre tons de cores carregados e cheios de contraste, 4 months, 3 weeks and 2 days é um filme deveras violento. Mostra o desespero de uma jovem estudante que tudo faz para que lhe possam ajudar neste momento de angústia. Reflecte sobretudo a realidade nua e crua de uma Roménia passada à 20 anos. Espero que hoje em dia os meios sejam diferentes daquilo a que assistimos neste filme.
Otilia, amiga e protectora de Gabita procura a todo o custo arranjar uma solução para o problema da sua amiga. Envolvem-se numa rede criminosa e obscura na qual nos é apresentado um personagem que reflecte alguma esperança para a rapariga devastada. Inevitavelmente, é neste ponto que começamos a entrar no medo e no desespero de Gabriela 'Gabita' Dragut. Também é possível que se estabeleça um ligeira conexão (para quem viu) com o filme Vera Drake, dado o tema envolvido, o contraste utilizado na imagem, o uso corrente ao silêncio...
É um filme de ironias, do inicio ao fim, mas Cristian Mungiu não as coloca à nossa mercê e deixa sempre uma dica para aqueles que a querem seguir: um jantar de aniversário em família e amigos de longa data cujo tema de conversa são os filhos e demais interesses da vida e Otilia lá se encontra, dividida entre o sofrimento da amiga e a vontade do namorado, absorta de tudo e de todos; dois gatos recém nascidos encontrados na rua estão disponíveis para adopção e Otilia não hesita em lhes levar um pouco de leite em pó; um pedido final depois de tudo resolvido, um copo de agua mineral, pura, para limpar uma consciência impura; e "And I'm In Love With You" como o único tema ouvido no filme, quando na verdade ninguém acaba por estar apaixonado por ninguém. 4 months, 3 weeks & 2 days é uma contagem decrescente para um momento único de verdade e decisão absoluta, onde ainda há tempo para nos envolvermos no que vai ou não vai ser feito. Meses, semanas, dias... 4, 3, 2... agora é o momento Único, o momento 1, processa-se em meras horas, minutos até.
E assim vemos como se faz uma boa peça de arte cinematográfica, onde jamais é esquecido o factor tempo, crucial nesta matéria. O argumento, também de Cristian Mungiu não é mais do que uma porção de tempo e de espaço daquela que seria uma longa história, pelo que somos introduzidos unicamente ao cerne da questão, ao núcleo do acontecimento dramático, numa fotografia particularmente interessante. Para além dos tons de cor escolhidos, o peso das cenas é transmitido pelo acentuado contraste imposto nas imagens e pela câmara que acompanha o ritmo dos personagens sempre irrequieta, sempre perturbada.

Sem comentários: