quinta-feira, 4 de junho de 2009

David Carradine (1936 - 2009)


Filho mais velho do lendário John Carradine (1906-1988), David Carradine faleceu a 3 de Junho, contava 72 anos. Foi encontrado morto no seu quarto de hotel, em Bangkok, Tailândia, onde se encontrava a rodar um filme.
Nascido em Hollywood, com formação musical adquirida no San Francisco State College, David Carradine iniciou-se como actor numa companhia de repertório shakespeareano. Depois de vários anos em pequenos papéis, quer em cinema, quer em séries de televisão, a sua imagem consolida-se em 1972, graças a dois títulos: Boxcar Bertha/Um Mulher da Rua, de Martin Scorsese, e o telefilme Kung Fu, de Jerry Thorpe — a sua personagem (Caine) de Kung Fu prolongar-se-ia na série homónima, de grande sucesso internacional, produzida no período 1972-75.
E se é verdade que Kung Fu transformou David Carradine em símbolo dos filmes de aventuras e artes marciais (rodou dezenas), não é menos verdade que alguns dos momentos marcantes da sua carreira correspondem a composições bem diferentes. Vale a pena recordar a sua interpretação do lendário Woody Guthrie em Bound for Glory (1976), de Hal Ashby, e ainda o acossado herói de O Ovo da Serpente (1977), de Ingmar Bergman. A sua imagem de marca foi retomada e homenageada por Quentin Tarantino em Kill Bill Vol. 1 (2003) e Kill Bill Vol. 2 (2004).

in Sound+Vision

1 comentário:

Astrid disse...

Poxa, é mesmo uma notícia triste. Meu pai adorava assistir a série de televisão Kung Fu, em que ela interpretava um monge Shaolin...

Pena!

Beijos, flores e estrelas *****