segunda-feira, 29 de junho de 2009

Prémio Lemniscata


É com muito agrado e satisfação que recebo o "Prémio Lemniscata", através do blogue http://www.detesto-sopa.blogspot.com/

“O selo deste prémio foi criado a pensar nos blogs que demonstram talento, seja nas artes, nas letras, nas ciências, na poesia ou em qualquer outra área e que, com isso, enriquecem a blogosfera e a vida dos seus leitores."

Resta-me agradecer a atribuição deste Prémio ao meu blogue e, pelas regras, atribuo o Prémio aos seguintes 7 blogues:

Lauro António Apresenta...
Casa de Osso
Sound+Vision

13 billion lightyears...

Dona da Asa

Barulho Esquisito

Guia dos Teatros


quinta-feira, 25 de junho de 2009

Trabalho!


Muito!

Vem sempre todo de uma vez.
Quando menos esperamos.
Com prazos.
E fazemos de tudo para tomar conta do recado.
Ou, pelo menos, tentamos.
...



p.s. mas está a correr bem!

domingo, 21 de junho de 2009

Judy Collins, a Guitarra e o Piano

Judy Collins e Russel Walden

Na sua 3a visita a Portugal, Judy Collins actuou brilhantemente na Casa das Artes de Famalicão ao lado do Pianista Russel Walden, numa noite memorável e repleta de histórias.
A cantora de 70 anos, entre a voz, o piano e a guitarra, apresentou um breve resumo do seu repertório, brindando o público ainda com Suzanne (escrita pela própria para o Leonard Cohen - um figura muito presente nas histórias que contava), Somewhere Over The Rainbow, eternizada pela Judy Garland no ano de nascimento de Judy Collins (1939) e, uma das minhas favoritas, Send In The Clowns, composta por Stephen Sondheim para o Musical A Little Night Music, enchendo a sala de aplausos e bravos, numa ovação de vários minutos!
Tal como a própria referiu, esperemos que esta não tenha sido a sua última vez em Portugal...

Judy Collins - Send In The Clowns



quinta-feira, 18 de junho de 2009

A Zazá tem um "breloque na internet" !!!


É Mesmo!!

Em grande estilo, a Zazá deixou-se levar pelas novas tecnologias e tem o seu próprio blogue onde vai contando as suas aventuras nos bastidores d'A Gaiola das Loucas, por onde anda todos os dias!
Zazá Napoli estreia-se assim na blogosfera, vestida a rigor com fato de astronauta cravejado de Swaroskis, para que ninguém perca pitada do que se passa pel'A Gaiola daquelas Loucas!

quarta-feira, 17 de junho de 2009

JUDY COLLINS

Sábado, 20 de Junho, 22:00h
Casa das Artes
V. N. Famalicão


Judy Collins, prodígio infantil ao piano, rapidamente trocou as teclas pela guitarra ao tomar contacto, nos anos 50, com a música folk interpretada por Pete Seeger e Woody Guthrie. Na Greenwich Village de Bob Dylan, Joan Baez ou Dave Van Ronk, tornou-se reconhecida pela sua capacidade interpretativa e pela tremenda expressividade da sua voz. Intimamente ligada aos sonhos e aspirações do seu tempo, conjugava a interpretação de clássicos da folk com uma criteriosa escolha de repertório, tanto gravando contemporâneos destacados, como Dylan e os Beatles, como lendas por descobrir, como os supracitados Cohen e Joni Mitchell.No seu mais fértil período criativo, em que contou com a colaboração de, por exemplo, Roger McGuinn, dos Byrds, ou Stephen Stills, dos Buffalo Springfield e dos Crosby Stills & Nash, gravou álbuns como "In My Life" ou "Who Knows Where The Time Goes", garantindo um lugar de destaque na história da música popular do século XX . Actualmente, apesar de editar esporadicamente, mantém um calendário de concertos intenso. O seu estatuto lendário mantém-se intocado, tendo sido inclusivamente homenageada pela geração de Devendra Banhart, responsável pela selecção do alinhamento de uma compilação que, em 2004, expôs o nascimento de uma nova vaga folk. Com o título "Golden Apples Of The Sun", o mesmo do segundo álbum de Judy Collins, a compilação tem canções de Joanna Newson, Six Organs Of Admittance ou Vetiver.
Judy não se fica pelas canções eternas. Também é representante da UNICEF, demonstrando um papel activo no empenho em projectos de apoio a causas humanitárias de extrema relevância. Uma das causas associadas ao seu nome é a campanha a favor da abolição das minas terrestres, flagelo pelo qual outras personalidades conhecidas lutam.
O álbum de tributo a Judy Collins - Uma colecção de musicas e poesias de Judy que inclui as participações de nomes como Leonard Cohen, Rufus Wainwright, Joan Baez entre outros, apresenta-se como uma obra fundamental para o reconhecimento da sua indelével longa carreira.
Judy Collins foi convidada e actuou na tomada de posse do presidente americano Bill Clinton, interpretando os temas "Amazing Grace" e "Chelsea Mornig".
Do seu vasto currículo é ainda relevante salientar o Grammy que lhe foi entregue em 1968 na categoria de melhor disco Folk “ Both Sides Now” e também a nomeação para um Oscar com a participação de Jill Godmillow no documentário “ Antonia A Portrait Of The Woman” 1975, baseada na vida da sua professora de piano Antonia Brico.
Mais informação em
http://www.judycollins.com/

EU VOU!

:)


terça-feira, 16 de junho de 2009

«meio bicho e fogo»

GOVERNO - Meio Bicho e Fogo from 8 e Meio on Vimeo.



«meio bicho e fogo» é o primeiro tema do projecto musical governo.

composto por miguel pedro (fundador de bandas como mão morta e mundo cão) com letra de valter hugo mãe.
o projecto governo é composto por antónio rafael (também dos mãos morta) nas teclas, henrique fernandes no contrabaixo, miguel pedro na percussão e programações e valter hugo mãe na voz.

a animação do vídeo é da autoria de esgar acelerado, com desenhos de sara macedo e do próprio.

«meio bicho e fogo» é o tema com que o governo participa na compilação «novos talentos fnac 2009»

mais informações: myspace.com/ogoverno

segunda-feira, 15 de junho de 2009

VIDEOS: Prémios Guia dos Teatros


Prémio de Melhor Actor
José Raposo


Prémio Carreira
Rui Mendes


Prémio Actriz Revelação
Cátia Garcia


Prémio Melhor Direcção Musical
Telmo Lopes



Para mais vídeos da Entrega dos Prémios,
visitem o canal do youtube do Guia dos Teatros
aqui.

domingo, 14 de junho de 2009

A Gaiola das Loucas

Estreou ontem, no Teatro Rivoli do Porto, o novo musical de Filipe la Féria, "A Gaiola das Loucas". José Raposo volta em grande depois do sucesso alcançado com "Um Violino no Telhado" para interpretar o papel de Alberto/Zaza ao lado de Carlos Quintas, Rita Ribeiro, Joel Branco, Helena Rocha, Hugo Rendas, Sara Lima e Alexandre Falcão.


"A estreia de ontem ficou ainda marcada pela transformação de toda a Praça D. João I numa imensa discoteca onde actuaram os mais famosos travestis portugueses e estrangeiros convidados especialmente para a estreia nacional de "A Gaiola das Loucas".
Filipe La Féria garante que esta é uma das suas produções mais caras de sempre, tendo contribuído em muito o guarda-roupa assinado por João Rolo e o equipamento de som, de alta tecnologia."
O musical envolve mais de 120 pessoas, entre actores, cantores, bailarinos, músicos e técnicos e pode ser visto a partir de hoje com espectáculo aberto ao público em geral.
De terça a sábado às 21h30h, e às 17h00 aos fins-de-semana e feriados.


terça-feira, 9 de junho de 2009

«Director da Cinemateca Precisa-se»

No suplemento "Ípsilon" do Jornal Público de hoje vem publicado o seguinte:


Director da Cinemateca precisa-se

Discutimos o perfil do futuro director da Cinemateca - e, já agora, o futuro da Cinemateca - com uma dezena de personalidades nacionais e estrangeiras. Realizadores, directores de cinematecas e professores de cinema dizem que a tarefa de escolher o sucessor de Bénard da Costa pode ser tão complicada que o melhor é mesmo lançar um concurso público.


Confiram a notícia integral aqui.





segunda-feira, 8 de junho de 2009

TONY AWARDS 2009


O Musical Billy Elliot foi o grande vencedor da noite de ontem, onde foram entregues os prémios mais cobiçados do Teatro, os Tony Awards.
Nomeado para 15 categorias, o Musical do West End de Londres venceu 10 galardões, incluindo de Melhor Musical, Melhor Encenação (Stephen Daldry, que também realizou o filme) e Melhor Orquestração.
De resto, os restantes prémios foram distribuídos pelos nomeados quase equitativamente.
Vejam os resultados aqui.


sábado, 6 de junho de 2009

Prémios Guia dos Teatros: Fotografias dos vencedores

Fotografias de Luis Rocha

Anabela Teixeira e Heitor Lourenço
conduziram a Entrega dos Prémios Guia dos Teatros 2008

Frederico Corado abriu a sessão em nome do Guia dos Teatros


Maria Helena Dá Mesquita recebe o Prémio Critica Carlos Porto

Isabel Medina recebe o Prémio Fernando Amado, entregue à Escola de Mulheres

José Russo recebe o Prémio António Pedro atribuido ao CENDREV


O agente da actriz Sofia Escobar foi receber, em seu nome, o Prémio Frederico Valério

João Brazão da "Promosoft" recebe o Prémio Mecenas

Rui Mendes recebe o Prémio Carreira das mãos do director do Museu Nacional do Teatro Dr. José Carlos Alvarez com a colaboração do Rocha.

Mestre Manuel Vitória recebe o Prémio Técnico

Inna Lisniak recebe o Prémio Melhor Coreografia por "Violino no Telhado"

Cristina Reis recebe o Prémio Melhor Cenografia por "A Floresta"


Bernardo Monteiro recebe o Prémio Melhores Figurinos por "O Mercador de Veneza"

Daniel Worm D'Assumpção recebe o Prémio Melhor Desenho de Luz por "A Floresta"

Telmo Lopes recebe o Prémio Melhor Direcção Musical por "West Side Story"


Filipe La Féria recebe o Prémio Melhor Sala pelo Teatro Politeama


Luis Tinoco recebe o Prémio de Melhor Música Original por "Evil Machines"

Daniel Cervantes recebe o Prémio Melhor Desenho de Som por "On The Road ou a Hora do Arco-Iris"


Carlos Gonçalves recebe o Prémio Melhor Equipa de Produção em seu nome e em nome de Irene de Sousa


Cristina Reis recebe o Prémio Melhor Actriz num Papel Secundário em nome de Rita Durão pela peça "Don Carlos Infante de Espanha"

Tiago Diogo recebe o Prémio Melhor Actor num Papel Secundário em "West Side Story"


José Raposo recebe o Prémio Melhor Actor por "Um Violino no Telhado"


Maria João Vicente recebe o Prémio de Melhor Actriz por "On The Road ou a Hora do Arco Iris"

Cátia Garcia recebe o Prémio Actriz Revelação por "West Side Story" e "A Estrela"

O elenco da revista "Piratada à Portuguesa" liderado por Marina Mota recebe o Prémio Melhor Elenco Conjunto


Filipe La Féria recebe o Prémio Melhor Espectáculo Infantil por "A Estrela"

Carlos J. Pessoa recebe o Prémio Melhor Texto Original Português por "On The Road ou A Hora do Arco Iris"

Isabel Medina recebe, em nome da Escola de Mulheres, o Prémio de Melhor Tradução pela tradução colectiva de "Diz-me Como a Chuva"

Beatriz Batarda recebe o Prémio Melhor Espectáculo Solo por "De Homem Para Homem"

Filipe La Féria recebe o Prémio Melhor Musical por "West Side Story"

João Brites recebe o Prémio Melhor Encenador por "Saga Ópera Extravagante"

Nuno Cardoso recebe o Prémio Melhor Peça por "Platónov"

"me is happy now.
thank you very nice!"

:)


quinta-feira, 4 de junho de 2009

LIVRO: "Beatriz viaja pelo fantástico reino de Mário Silva"

Apresentação do Livro Infantil da minha querida Licínia Girão
6
de Junho, 16:00h
Centro de Artes e Espectáculos, Figueira da Foz


David Carradine (1936 - 2009)


Filho mais velho do lendário John Carradine (1906-1988), David Carradine faleceu a 3 de Junho, contava 72 anos. Foi encontrado morto no seu quarto de hotel, em Bangkok, Tailândia, onde se encontrava a rodar um filme.
Nascido em Hollywood, com formação musical adquirida no San Francisco State College, David Carradine iniciou-se como actor numa companhia de repertório shakespeareano. Depois de vários anos em pequenos papéis, quer em cinema, quer em séries de televisão, a sua imagem consolida-se em 1972, graças a dois títulos: Boxcar Bertha/Um Mulher da Rua, de Martin Scorsese, e o telefilme Kung Fu, de Jerry Thorpe — a sua personagem (Caine) de Kung Fu prolongar-se-ia na série homónima, de grande sucesso internacional, produzida no período 1972-75.
E se é verdade que Kung Fu transformou David Carradine em símbolo dos filmes de aventuras e artes marciais (rodou dezenas), não é menos verdade que alguns dos momentos marcantes da sua carreira correspondem a composições bem diferentes. Vale a pena recordar a sua interpretação do lendário Woody Guthrie em Bound for Glory (1976), de Hal Ashby, e ainda o acossado herói de O Ovo da Serpente (1977), de Ingmar Bergman. A sua imagem de marca foi retomada e homenageada por Quentin Tarantino em Kill Bill Vol. 1 (2003) e Kill Bill Vol. 2 (2004).

in Sound+Vision

quarta-feira, 3 de junho de 2009

TONY AWARDS 2009


Domingo, 7 de Junho de 2009.

Os vencedores dos Prémios do Teatro mais esperados no
Mundo inteiro vão ser divulgados. Uma Gala a não perder!